Afinal, para que serve um sistema de filtragem de ar em sua cozinha?

Fritou aquele peixe e agora a sua casa está empestada do cheiro de fritura? Você já deve estar cansado de ter que se deparar com o odor de gordura exalado com frequência todas as vezes em que você vai fritar ou grelhar algum alimento em sua casa. Mas, para solucionar este problema tão comum à toda cozinha, nós felizmente podemos encontrar no mercado os sistemas de filtragem de ar.

Imprescindíveis a qualquer cozinha, das mais clássicas às mais modernas, das americanas às tradicionais, coifas e depuradores são encontrados em diversos modelos e tamanhos, assegurando mais estilo e comodidade ao ambiente. Caracterizados como sistemas de filtragens, as coifas e os depuradores possuem algumas diferenças que valem a pena ser ressaltadas.

Em linhas gerais, considera-se que um sistema de filtragem de ar para cozinhas funcione pela sucção do ar do ambiente, evitando os odores desagradáveis que podem advir da manipulação de alimentos. De fato, esta é uma funcionalidade essencial a estes aparelhos, mas não somente, coifas e depuradores de ar possuem outras especificidades que vão muito além da abstenção de cheiros irregulares em sua cozinha, como veremos a seguir.

Coifa: garantia de praticidade e eficácia

Em verdade, para além do bloqueio dos odores indesejáveis, as coifas são responsáveis pela sucção da gordura dispersa no ambiente e na purificação do ar succionado, o que evita que os demais eletrodomésticos de sua cozinha sofram com depósitos de gordura, tendo assim, o seu tempo de vida reduzido.

Coifa pendurada no teto com o fundo azul e texto graficamente colocado

Para cumprir com suas devidas funções, as coifas succionam o ar gorduroso do ambiente e o substituem pelo ar externo limpo, dissipando assim grande parte do odor acumulado, após uma fritura, por exemplo. Por não necessitarem de filtros externos, são sistemas de filtragem práticos e funcionais.

Ademais, podemos encontrá-las em dois diferentes modelos. O primeiro é o modelo de teto, também conhecido como modelo ilha e o segundo, mais comumente encontrado nas cozinhas brasileiras, é o de parede de fácil fixação acima do fogão, necessitando de poucos materiais, como algumas buchas e parafusos.

Depurador: garantia de compactabilidade

Os depuradores já possuem um sistema mais complexo em relação às coifas. Constituídos de dois sistemas de filtragem, os depuradores operam da seguinte forma: na filtragem primária a gordura perpassa um filtro de alumínio e é transmutada em estado sólido. Tem-se ainda uma filtragem secundária, na qual o odor e a fumaça do ambiente são absorvidos pelo filtro de carvão. É importante ressaltar que, a troca do filtro deve ser feita periodicamente para assegurar a qualidade de seu ar.

Depurador preto em um fundo azul e textos graficamente colocados

Perceba então que a eficácia do depurador consiste em succionar o ar sujo, purificá-lo e devolvê-lo ao ambiente. Ademais, uma vez compactos, este eletrodoméstico é muito indicado para cozinhas de espaço restrito, tais como as encontradas em apartamentos. 

Coifa ou depurador? Conheça as diferenças e vantagens

Além da operação interna, coifas e depuradores possuem algumas outras diferenças que, uma vez destacadas, podem te auxiliar na hora de decidir qual comprar. Comumente, o custo do depurador é mais baixo que o da coifa, isso explica o fato de um ser mais encontrado em uma infinidade de cozinhas. Aliás, a própria instalação do depurador é bem mais prática do que a instalação da coifa, pois a última requer um espaço para chaminé.

Apesar do alto custo de investimento para se adquirir uma coifa, este equipamento tem uma eficácia maior que a eficácia de um depurador, tendo em vista que, as coifas conseguem eliminar 90% dos odores e da gordura presentes no ar, enquanto os depuradores, somente 50%. Portanto, as coifas são mais eficientes no que condiz à retirada de odores e gordura dispostos nas cozinhas.

Arte gráfica fazendo um confronto da coifa e do depurador

Em relação à limpeza desses eletrodomésticos, as coifas ganham em praticidade, enquanto os depuradores são mais difíceis de limpar, dado que a gordura é aderente às regiões internas e externas do equipamento, além é claro de demandarem a constante limpeza dos filtros. 

Um outro diferencial das coifas são os seus designs modernos e despojados, que muito realçam a estética do ambiente, perfilando também como um artefato decorativo. Por fim, as coifas também podem vir com a função de depurar e, diga-se de passagem, realizam essa função tão bem ou até melhor que um depurador.

Se ainda te restam dúvidas sobre qual destes eletrodomésticos escolher, busque analisar outros aspectos aquém das funcionalidades destes modelos, como o tamanho e design de sua cozinha e o modo de preparação dos pratos que você comumente realiza. 

E aí, gostou do post? Esperamos que por meio desta publicação, tenha ficado mais claro para você as diferenças entre as coifas e os depuradores e suas respectivas vantagens. Para mais dicas e conteúdos como esse, acesse o nosso blog. Aqui postamos diversas dicas para a realização da manutenção de seus eletrodomésticos.

Lembre-se ainda que na MGParts oferecemos um catálogo de peças de qualidade para a manutenção do seu depurador ou coifa, inclusive filtros de carvão. Que tal visitar o nosso site? Esperamos por você!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.