Depurador de ar: por que é importante mantê-lo limpo?

Por mais que os produtos de limpeza sejam eficientes e nos ajudem a manter cozinha sempre limpa e organizada, é normal que eles não deem conta de todos os dejetos que precisam ser higienizados diariamente. É nesse cenário que o depurador de ar se torna muito importante.

Isso acontece justamente porque ele é essencial para garantir a higiene da cozinha. Afinal, é um aparelho que ajuda a sugar e filtrar o ar do ambiente.

Sendo assim, contar com um depurador de ar em plena atividade significa ter um eletrodoméstico que, sozinho, se responsabiliza por absorver a gordura do cômodo, eliminar a fumaça e impedir que os móveis e outros eletrodomésticos fiquem engordurados.

Depurador de ar é mesmo necessário?

depurador de ar é necessário

Essa pergunta pode ser respondida de acordo com o uso dos seus utensílios e da sua cozinha. Em alguns casos, ter um depurador de ar pode parecer não significar muito, principalmente em cozinhas residenciais que não são muito usadas.

No entanto, em casos em que a cozinha tem um uso regular, as famílias costumam apreciar muito a utilização do depurador.  Afinal, além de sugar o ar do ambiente, limpando tudo, ele ajuda a manter a preservação dos móveis.

E se você preza por retirar aquele cheiro de gordura ou peixe da sua cozinha, por exemplo, é mesmo necessário usar o equipamento. Abrir as janelas nem sempre resolve o problema e o odor, inevitavelmente, se espalha para a casa toda.

Por que manter meu depurador de ar limpo é tão importante?

manter o depurador de ar limpo

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que o poder de sucção do depurador de ar não é tão grande quanto das coifas. As coifas possuem um funcionamento muito parecido, no entanto, elas atuam de forma mais abrangente.

É por isso que, normalmente, são indicadas para lugares maiores, como cozinhas industriais, que precisam de um poder de limpeza maior. A estética dos dois aparelhos também é uma característica que os diferencia.

Enquanto as coifas são grandes e espaçosas, os depuradores são menores e ocupam um espaço mais adequado para o uso domiciliar.  Porém, ambos possuem as mesmas funções: exaurir e depurar o ar de maneira simples.

Quando o depurador está programado no modo exaustor, o equipamento faz a sucção, passa por um filtro metálico ou de pano e é expelido para fora da casa, através de dutos condutores. Já no modo depurador, o ar é filtrado pelo filtro metálico ou de pano e pelo de carvão ativado e devolvido ao ambiente.

Entretanto, nada disso acontece quando o aparelho está sujo. Geralmente, a troca dos filtros de carvão (quando utilizado na função depurador)deve ocorrer, no máximo, de seis em seis meses. Dependendo do uso da cozinha essa troca precisa ser feita com uma frequência ainda maior.

A limpeza desses filtros deve ser feita ao menos quinzenalmente, em casos de menor utilização. Já em cozinhas movimentadas ou intensivamente usadas para frituras, é interessante limpá-los semanalmente.

Obs: o filtro de carvão não pode ser lavado ou limpo, somente o filtro metálico pode ser lavado!

Quais são as consequências da falta de limpeza do depurador de ar?

É muito comum que a manutenção da limpeza do depurador seja negligenciada. Isso acontece, na maioria das vezes, por falta de atenção. Dificilmente, o equipamento será limpo e os filtros trocados com a mesma frequência que os demais itens da cozinha.

Contudo, para que ele funcione diretamente e não se torne um simples objeto de decoração, é preciso fazer a limpeza do depurador de ar constantemente. Afinal, é um eletrodoméstico que promove a higienização do ambiente, mas que não trabalha com eficiência se estiver sujo.

A consequência mais visível da falta de limpeza é exatamente o não funcionamento do aparelho. Caso isso aconteça, você irá perceber os moveis engordurados e notar que o cheiro no cômodo não está sendo constantemente filtrado. 

Nessas condições, o depurador se tornará apenas um ornamento, sem utilidade, como dissemos.

Como posso limpar o meu depurador de ar?

Esse processo é bastante simples. Tanto na limpeza da coifa, quanto do depurador, são necessários apenas alguns passos para a higienização. Veja:

A primeira coisa a ser feita é remover o produto da tomada. Depois, com auxilio detergente neutro e um pouco de agua morna, aplique com ajuda de uma esponja (lado amarelo) nas partes internas e externas do aparelho e com pano macio remova o excesso e a sujeira.

Também caso deseje, pode verificar no manual da coifa ou depurador, o produto de limpeza recomendado pelo fabricante, pois como cada aparelho é construído com tipo de material, e esse produto pode variar.

É importante manter produtos abrasivos distantes dessa operação, pois eles podem ser perigoso ou até causar manchas.

Ao terminar, lembre-se de secar cada parte do depurador de forma meticulosa para que não restem vestígios do produtos.

É preciso também, limpar os filtros de captação de gordura. Para isso, será necessário retirá-los. Depois, basta que você os lave com água morna e detergente neutro.

Na existência de resíduos mais resistentes, que não podem ser tirados da maneira como sugerimos anteriormente, você poderá usar água morna com umas colheres de bicarbonato e vinagre. De qualquer forma, enxaguar bem é importante!

Devo lavar o filtro de carvão?

pode lavar o filtro de carvão

Essa é uma dúvida frequente, no entanto, é imprescindível que o filtro de carvão nunca seja lavado. Eles devem ser substituídos de acordo com o uso. Por isso, fique atento às suas condições e, se necessário, realize a troca do filtro.

Na MGParts você encontra filtros de carvão, peças e serviços que podem te auxiliar a manter seus eletrodomésticos sempre em bom estado.

E então, gostou deste post? Esperamos que o conteúdo possa ser útil durante a limpeza e conservação do seu depurador de ar. Para continuar tendo acesso a artigos como esse, basta acompanhar nosso blog. Sempre trazemos novidades, sugestões e dicas para você.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.