O forno de embutir a gás é um tipo de eletrodoméstico muito procurado nos dias atuais, por conta de seu menor tamanho e melhor adaptação ao design do ambiente, sendo um equipamento moderno e muito eficiente.
Com eles, você tem maiores possibilidades em sua cozinha, podendo combiná-los em configurações com um cooktop em cima ou um micro-ondas no caso de um forno em torre.
Pensando nisso, a MGParts preparou um passo a passo de como instalar o forno de embutir a gás e cooktop, facilitando o processo de instalação e evitando as dores de cabeça. Continue a sua leitura aqui e confira o nosso guia!
1. Decida em qual local será instalado o seu forno
Antes de começar o processo de instalação é necessário se atentar a algumas coisas para garantir os melhores resultados com o seu eletrodoméstico, além de te ajudar na prevenção contra acidentes na cozinha, que podem acontecer por conta de falhas durante a instalação.
Uma das primeiras coisas a se fazer é verificar o local onde será instalado, ele pode ser um móvel de coluna, abaixo do cooktop e em uma bancada. Dessa forma, você evita incompatibilidades com a configuração e consegue se preparar melhor para os próximos passos.
2. Verifique se o tamanho do nicho é compatível
O tamanho do nicho é outra parte muito importante, afinal, ele precisa ser totalmente compatível com as medidas do seu eletrodoméstico e você pode comparar essas numerações conferindo no manual do produto.
É recomendado uma distância mínima de 20 mm na parte traseira e lateral, além de 10 mm na região superior para garantir o bom funcionamento do equipamento. Deixe também um buraco no nicho para que você possa colocar o cabo de alimentação de energia e a mangueira de gás.
O material do local deve ser resistente ao calor, conseguindo suportar temperaturas de no mínimo 90°. Ele também precisa aguentar o peso do eletrodoméstico, que geralmente fica na faixa dos 30 kg. Por isso, uma dica é: deixe para comprar ou fazer o móvel após adquirir o equipamento, assim, você terá todas as informações necessárias antes de começar a instalar.
3. Prepare a parte elétrica para receber o equipamento
Esse passo é extremamente importante para garantir o funcionamento correto do forno e também reduzir os riscos de acidentes. A primeira é conferir se a tensão da rede é a mesma do eletrodoméstico para que ele tenha a força necessária para executar sua função eficientemente.
A tomada onde ele será ligado deve ser exclusiva para o forno e não devem ser utilizados adaptadores e extensões, pois isso pode causar, até mesmo, incêndios. Assim, também deve ser evitado instalar o equipamento perto de materiais inflamáveis.
4. Faça a preparação do sistema de gás
Para fazer isso, será necessário adquirir um kit para instalação do gás, seja para o gás encanado ou de botijão. Ele virá com uma mangueira metálica própria para realizar esse tipo de conexão, além de um regulador de pressão para os sistemas que funcionam com botijão ou um registro de parede exclusivo para o forno.
No caso do registro, ele precisa estar fora do nicho do móvel e poder ser facilmente acessado para que a segurança do sistema seja garantida.
5. Chegou o momento de instalar seu forno
Depois de cuidar de todos os preparos de pré-instalação, chegou o momento de realmente colocar seu equipamento para trabalhar. Para isso, basta encaixar seu forno no nicho e fazer as conexões necessárias, como a mangueira de gás e o cabo de alimentação.
Coloque os parafusos indicados no manual do produto e parafuse bem todos eles, para que o eletrodoméstico fique bem firme.
Como instalar forno de embutir a gás e cooktop?
Para quem deseja montar uma configuração com o cooktop acima do forno, trazendo aquele design mais tradicional que a maioria das pessoas já está acostumada com o fogão e facilita na hora de cozinhar utilizando os dois itens ao mesmo tempo. Esse modelo pode ser feito tanto em balcões e bancadas quanto em ilhas, sendo muito prático e versátil.
Para esse tipo de instalação, será preciso tomar alguns cuidados adicionais na hora de realizar as conexões, principalmente se você só tiver um ponto de saída de gás. Você irá precisar de um T de derivação ou T galvanizado conectado a saída do gás e nele deverá ser colocado as duas mangueiras de gás, uma para alimentar o forno e outra para o cooktop.
Lembre-se também de garantir uma tomada exclusiva para cada equipamento, para reduzir os riscos de um acidente.
Instalar forno em torre ou embaixo do cooktop?
O forno em torre é uma configuração feita em móveis verticais e junto de um micro-ondas, sendo que é possível utilizar dois fornos nesse caso, um elétrico e outro a gás. Esse modelo de organização também ajuda no quesito segurança, principalmente para quem tem crianças e animais de estimação, pois manter o eletrodoméstico no alto e longe do alcance deles é mais seguro.
Agora que você aprendeu a como instalar forno de embutir a gás e um cooktop, pode montar a sua cozinha do jeito que desejar. Criando assim, um ambiente muito mais agradável e adaptado à realidade da sua família. Aproveite e confira os nossos outros conteúdos aqui do blog, como o nosso post sobre como limpar o seu fogão!