Saiba quando trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa!

A coifa é um equipamento fundamental em cozinhas de restaurantes, afinal, a quantidade de comida que é necessário preparar todos os dias, para atender a demanda de um restaurante não é igual à que fazemos em casa para um almoço comum. A coifa tem a função de eliminar o cheiro de gordura e diminuir o calor, circulando o ar de dentro para a fora da cozinha.

Este equipamento também tem a função de filtrar o ar, devolvendo o ar mais puro para dentro do ambiente, por isso, é equipado com o filtro de carvão ativado em seu interior.

O carvão é um elemento que tem o poder de absorver as impurezas do ar, por isso, é um componente que deve ser trocado de tempos em tempos, afinal, o seu efeito de absorção vai acabando com o tempo. Mas, você sabe quando trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa? Descubra aqui no blog da MG Parts.

Afinal, quando e por que trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa?

quando trocar seu filtro de carvão ativado

Trocar o filtro da coifa não é uma tarefa muito difícil, por isso, depois de um tempo, quando eles precisarem ser substituídos, você pode fazer essa tarefa por conta própria.

É comum nos esquecermos de verificar se a coifa está com um filtro adequado e se está filtrando o ar corretamente, por isso, estamos aqui para te lembrar de fazer a substituição do filtro de carvão ativo da sua coifa, a fim de que seu estabelecimento esteja sempre adequado para os profissionais da cozinha trabalharem de forma segura.

Caso você seja proprietário de um restaurante, com certeza, você sabe da importância de estar com a sua coifa em dia, já que é um item obrigatório por lei, para manter a segurança do trabalho do seu estabelecimento.

Uma coifa do tipo recirculação, geralmente, é equipada com um filtro de carvão ativado simples que deve ser substituído a cada 3 ou 4 meses. A frequência vai depender da quantidade de comida que a cozinha preparar por dia, além do tipo de culinária que é exercida em seu restaurante.

Por exemplo, se o seu estabelecimento faz frituras todos os dias, pode ser que os filtros de carvão ativado necessitem serem trocados em um intervalo de tempo menor.

Qual a função do filtro de carvão ativado das coifas?

qual a função do filtro de carvão ativado

Os filtros de carvão absorvem partículas de gordura e fumaça que sobem durante o cozimento dos alimentos. Caso você utilize a coifa ventilada, ele canaliza o ar para fora do seu ambiente.

Contudo, se não tiver um duto e estiver usando a coifa como purificador de ar, o filtro de carvão irá filtrar as impurezas antes de recircular o ar.

Os filtros da coifa são essenciais para o sistema de exaustão da cozinha. Os filtros mantêm a qualidade ambiental adequada, reduzindo, inclusive, o risco de incêndios.

Além disso, eles não interferem no sistema de funcionamento da sua coifa ou depurador.

Contudo, mesmo se você for diligente em manter o filtro da sua coifa limpo, precisará substituí-lo eventualmente.

Programação da substituição do filtro da sua coifa

Não há um cronograma fixo para fazer a substituição dos filtros da coifa. Como dissemos, a vida útil do seu filtro depende do tipo de filtro que você possui e do grau de uso. Então, se você usar excessivamente, o filtro coletará impurezas e gordura mais rapidamente.

Mas, independentemente do tipo de filtro, você precisa limpar os filtros regularmente e substituí-los quando necessário.

Os filtros de aço inox precisam ser substituídos apenas se ficarem deformados. No entanto, você deve substituir os filtros de carvão ativado em seu interior conforme explicamos anteriormente.

Limpeza antes de substituir

limpeza antes de substituir

Você pode prolongar a vida útil do filtro de carvão, realizando a limpeza com mais frequência do filtro principal, (os de alumínios, ou de pano tipo feltro) pois com esses filtros limpos, diminui a passagem em excesso de gordura até o filtro de carvão.

Infelizmente o filtro de carvão não pode ser limpo ou lavado, pois por se tratar de carvão em seu interior, ele se danifica em contato com água ou outro produto de limpeza.

Também, não use alvejante ou outros produtos químicos agressivos para limpar sua coifa ou depurador, eles podem corroer ou manchar seu aparelho. Sempre manuseie os filtros com de preferência com o produto fora da tomada, evitando assim acidentes.

E aí, gostou deste conteúdo? Foi útil para você se inteirar sobre quando trocar os filtros de carvão ativado da sua coifa? Aqui no blog da MG Parts, você tem as melhores informações sobre manutenção de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, por isso, fique sempre ligado!

Em nossa loja online, você encontra peças para manutenção de coifas e depuradores, além de itens essenciais para refrigeradores, lavadoras, ares-condicionados, dentre outros aparelhos para o seu negócio. Acesse e confira as nossas opções!

2 comentários em “Saiba quando trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.