Qual é o processo de manutenção corretiva em um refrigerador?

O correto é sempre investir tempo e dinheiro em fazer a manutenção preventiva de todos os nossos eletrodomésticos para que não seja necessário que cheguemos ao ponto de precisar fazer a manutenção corretiva desses equipamentos.

Contudo, existem situações que já passaram do tempo de prevenção e a necessidade de fazer a manutenção corretiva já é uma realidade. Caso este seja o seu caso, é hora de aprender a realizar o processo de fazer a manutenção corretiva no seu refrigerador. Confira:

Afinal, quando eu preciso fazer a manutenção corretiva em um refrigerador?

Quando o refrigerador está com o seu funcionamento comprometido e não está cumprindo com a refrigeração de forma eficiente, provavelmente é porque alguma peça essencial do aparelho está em um estado de deterioração. Por isso, é importante ter uma lista de verificação de manutenção corretiva em equipamentos de refrigeração.

Nesta lista de verificação constarão tanto tarefas que podem ser feitas por você, quanto as tarefas que, definitivamente, exigem a avaliação de um profissional. Vamos a nossa lista:

Verifique os níveis de refrigeração

O primeiro passo é verificar o nível de refrigeração do seu aparelho, afinal, se ele não estiver mais refrigerando da mesma forma, existem indícios de problemas que podem ser resultados de várias causas diferentes, como o vazamento de gás ou até mesmo de uma borracha desgastada. Quando as borrachas estão desgastadas, o ar gelado do refrigerador estará vazando aos poucos, então, o seu refrigerador ainda estará gelando, porém, em uma proporção menor.

Agora, quando o problema estiver no gás, o sistema de refrigeração será zerado, ou seja, ainda que o aparelho esteja ligado na tomada e funcionando, o seu interior não irá refrigerar. Esse é o primeiro passo para começar a identificar como será a manutenção corretiva do seu refrigerador.

Observe a operação do motor

motor de ventilador

Observar a operação do motor também é fundamental para garantir que a peça mais importante de todo o aparelho não esteja toda comprometida. Assim, como também é importante examinar todas os componentes quanto ao desgaste, antes que um pequeno problema se torne um grande problema.

Uma vez que o motor parou de funcionar, dependendo do modelo do refrigerador, encontrar a peça correta pode se tornar uma situação preocupante.

Verifique o isolamento da linha de sucção

Você pode verificar se as vedações estão limpas usando uma escova de dentes velha e uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Caso o ar do sistema comece a vazar,  irá iniciar a formação de bolhas, logo, esse sistema estará comprometido.

Limpe as linhas de drenagem

Limpar as linhas de drenagem da água também se mostra fundamental na manutenção corretiva de refrigeradores. Isso porque, se o refrigerador não estiver drenando diretamente a água que fica na bandeja junto ao motor da geladeira, isso, com certeza, irá influenciar em outras partes do aparelho.

Limpe as bobinas do condensador

limpeza de condensador

As bobinas do condensador permitem que um refrigerador ou freezer controle sua temperatura, por isso, é crucial mantê-las limpas para garantir que a unidade esteja funcionando com eficiência e não superaqueça.

Com o tempo, poeira, cabelos e outras impurezas se acumulam nas bobinas. Para corrigir isso, com o aparelho desconectado, limpe as bobinas usando um aspirador de pó, a cada três meses. O manual do aparelho deve ajudá-lo a localizar essa área.

Inspecione a operação do compressor

A falha do compressor pode levar à substituição da unidade de refrigeração, o que torna as verificações de operação do compressor uma prioridade na lista de verificação de manutenção preventiva da refrigeração. Na hipótese do compressor de ar não estiver funcionando corretamente, a troca da peça se mostra necessária.

Verifique as conexões elétricas

Apesar de parecer óbvio, não podemos nos esquecer de verificar as conexões elétricas também. Assim como, testar os termômetros e se necessário, também calibrá-los.

Riscos de não fazer a manutenção correta do seu refrigerador:

cuidados

É sempre necessário que um profissional inspecione regularmente seu equipamento em busca de sinais de problemas e faça as correções necessárias antes que se transformem em falhas.

Ter grande parte as condições operacionais abaixo da média, que pode afligir seu sistema de refrigeração, resultando em um funcionamento mais difícil do sistema, o que provavelmente irá acelerar os reparos e aumentará os custos de eletricidade.

Um problema ignorado pode resultar em um colapso de um problema técnico mais caro em um momento bem inoportuno. Pior ainda, as consequências de um problema não verificado pode ser uma falha completa do sistema de refrigeração.

Embora uma lista de verificação de manutenção preventiva de refrigeração seja a chave para manter as operações dos equipamentos de refrigeração da sua cozinha funcionando sem problemas, é válido contar com profissionais que realizem os serviços de manutenção corretiva e que sejam capazes de executar muitas das tarefas da lista que você não dará conta sozinho.

Isso dará a você total confiança de que o trabalho de manutenção está sendo executado corretamente e que quaisquer possíveis problemas estão sendo detectados e resolvidos.

Contudo, você pode se atentar a manutenção preventiva dos seus equipamentos e para isso, pode contar com as peças disponíveis na MG Parts. E mais, você ainda consegue adquirir as peças que necessitar em nossa loja e pagar apenas pela mão de obra, caso você não tenha o conhecimento técnico necessário.

Essa é uma estratégia para economizar com a manutenção dos seus equipamentos de refrigeração. Confira a nossa lista de peças para refrigeração agora!

Deixe um comentário