Como trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa?

Depois de explicarmos para você sobre a importância de fazer a manutenção na sua coifa para que a sua cozinha continue sendo adequada para sua equipe trabalhar, chegou a hora de você saber como trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa. Acompanhe agora aqui no blog da MG Parts, o portal diário que nunca deixa de trazer soluções práticas para você!

Afinal, como trocar o filtro de carvão ativado de uma coifa?

Antes de remover o filtro da coifa para limpá-lo ou substituí-lo, verifique se você tem tudo o que precisa. Até as tarefas mais simples demoram mais que o necessário se os itens que você irá precisar estiverem espalhados.

Quer você esteja limpando ou substituindo os filtros, o procedimento é o mesmo. Ou seja, você deve limpar a coifa e o conjunto da coifa antes de substituir o filtro por um novo.

Para a limpeza dos filtros de aço inoxidável, algumas das coisas necessárias são detergente e desengordurante. Uma escova de cerdas macias também é essencial, juntamente com panos para remover a gordura. Você pode usar o bicarbonato de sódio para ajudar a eliminar a gordura mais resistente.

Lembre-se de que você não pode enxaguar e reutilizar filtros de carvão ativado. Portanto, tenha filtros novos para substituição imediata.

Procedimento de substituição do filtro da coifa

Agora, vamos para os procedimentos que você irá executar, de fato, para a substituição do filtro de carvão ativado da sua coifa. O primeiro procedimento é a remoção da coifa.

Como remover o filtro da coifa:

como remover o filtro de carvão ativado

Aqui estão as etapas simples para remover um filtro de coifa.

1. Antes de tudo, desligue a coifa. Isso inclui recursos como ventilador e luz. Na hipótese do capô se conectar à parede (em vez de ser conectado diretamente), desconecte-o.

2. Pegue o filtro no centro e puxe-o para baixo. Deslize o filtro para fora. Caso você tiver um filtro de defletor, levante-o levemente e incline o filtro para que o back-end se levante mais alto do que a frente. Então, você pode retirá-lo.

3. Caso a sua linha tiver um filtro de graxa, retire-o da parte de trás da coifa.

Atenção: Tenha cuidado com os cantos afiados.

Limpando um filtro reutilizável:

limpando filtro metálico da coifa

Se seu filtro puder ser limpo, aqui estão algumas etapas simples. Não se esqueça de inspecioná-lo quanto a sinais de corrosão ou outros danos. Caso o filtro estiver torto ou amassado, substitua-o, em vez de limpá-lo (explicamos sobre isso no post anterior).

1. Mergulhe o filtro em água quente e sabão. Você pode agitar o filtro para amolecer a graxa. Use a escova de cerdas macias, conforme necessário. Esfregue suavemente para evitar danos. Substitua a água, se necessário, para limpar a graxa. Sempre mantendo a água quente.

2. Enquanto o filtro estiver secando, verifique o ventilador dentro do exaustor. Verifique se está limpo e livre de qualquer obstrução. A graxa pode penetrar no filtro e se alojar dentro do ventilador. Seu intervalo pode ter um segundo filtro de carvão ativado entre o conjunto de entrada e o ventilador. Pode ser necessário remover e substituir esse filtro também.

3. Usando um pano úmido e desengordurante, limpe o ventilador. Caso a graxa for pesada, use o bicarbonato de sódio. Faça uma pasta com o bicarbonato de sódio e a água. Aplique na graxa e esfregue em movimentos circulares. Isso deve cuidar do acúmulo.

4. Continue limpando o interior do exaustor com panos e desengordurantes. Enxágue e seque todas as superfícies.

Instalação dos filtros novos da coifa:

instalando filtro da coifa de

Depois de terminar de limpar o exaustor, é hora de inserir o filtro.

1. Quando a montagem estiver seca, insira um novo filtro de carvão ativado e, em seguida, encaixe a montagem novamente no ventilador.

2. Deslize o filtro do exaustor de volta para o exaustor. Dependendo do design, alinhe o filtro e insira qualquer aba, trava ou gancho (se houver) para manter o filtro no lugar. É isso aí! Seu sistema de exaustor funcionará com mais eficiência e segurança, agora que a ventilação e o filtro estão livres de detritos.

Ah! Não espere pela limpeza da primavera! Lembre-se que substituir o filtro da sua coifa é algo que você precisa fazer de tempos em tempos, não é algo que deve esperar até a próxima primavera. Uma coifa com o sistema de exaustão entupido é um grande risco de incêndio na sua empresa, assim como um filtro desgastado pode trazer riscos à saúde dos trabalhadores da cozinha.

Gostou do nosso conteúdo? Aqui no blog da MG Parts traremos sempre os melhores conteúdos sobre manutenção de equipamentos, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

E em nossa loja temos filtros de coifa novos com ótimos preços para você economizar na hora de fazer as suas manutenções. Acesse a nossa loja e confira!

2 comentários em “Como trocar o filtro de carvão ativado da sua coifa?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.