Como usar a secadora de roupas no outono/inverno

Em países frios, a secadora de roupas é uma protagonista das lavanderias tanto quanto a própria máquina de lavar. E aqui pelo Brasil ela também tem ganhado cada vez mais popularidade pela praticidade que traz para o lar. Mas como muitos ainda estão se acostumando e o frio tem chegado, vale a pena conferir um tutorial completo sobre como usar sua secadora, os truques e cuidados.

Qual a melhor secadora de roupas para escolher?

Qual secadora escolher

Para quem está na dúvida sobre qual a melhor secadora para o lar, vale a pena conhecer mais de perto os diferentes modelos:

Secadora de tambor

As secadoras de tambor lembram muito as máquinas do tipo lava e seca, e trabalham com um tambor que gira enquanto é aquecido. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre secadora elétrica ou a gás. Em ambientes de prédio e condomínio, onde a distribuição de gás é acessível, e você tenha espaço maior, elas acabam sendo mais práticas, e econômicas. Agora, em casas e apartamentos que não dispunham desses requisitos, a secadora elétrica geralmente é uma opção melhor, devido ao seu tamanho e facilidade na instalação.

A similaridade com a lava e seca faz muitas pessoas se perguntarem qual é melhor: lava e seca ou secadora elétrica. A primeira poupa espaço especialmente em áreas bem apertadas, mas a segunda tem mais funções e praticidade no dia a dia.

Secadora de roupas de parede

Para quem se preocupa com o problema de espaço, a secadora de parede é mais compacta, podendo ser fixada em qualquer cantinho. Seu motor emite calor para uma pequena estufa onde as roupas ficam penduradas para secagem. O legal desse modelo é que muitas peças já saem prontas para guardar.

A secadora de roupas elétrica também comporta um volume maior de peças, enquanto a de parede deixa elas mais preparadas e costuma ser menos trabalhosa na manutenção do dia a dia. Além das questões técnicas e de capacidade, há sempre aquela questão do espaço disponível na lavanderia, também.

Dicas para usar a secadora de roupas no dia a dia

Para ter um bom aproveitamento da sua máquina, vale a pena levar em conta alguns cuidados e dicas valiosas para o dia a dia:

Verifique a etiqueta

Até hoje existem alguns mitos sobre secadoras de roupas, e o principal é o de que a secadora de roupas encolhe as peças.
Isso tem muito a ver com o tipo do tecido, especialmente as microfibras, mas outros tecidos, quando recebem altas temperaturas, também podem ter um leve encolhimento.

O ideal é sempre consultar a etiqueta. O símbolo de um quadrado com um círculo no interior indica que a peça pode ir à secadora. Se o símbolo estiver riscado com um ‘X’, não deve ser levada à secadora. Se tiver um asterisco no meio do símbolo, deve ser usado na temperatura mínima, com 2 asteriscos, pode ser usada na temperatura máxima.

Prepare as roupas antes de secar

Como preparar as roupas para secadora

Assim como nos cuidados que tomamos com as lavadoras de roupas, vale a pena preparar alguns tipos de peças para a secagem:

– Vasculhe os bolsos e tire tudo o que possa causar obstruções, de papéis a moedas, clips e afins;

– Em calças mais grossas e tingidas, como as jeans, virem a peça ao contrário;

– Assim como na hora de lavar, separe as peças entre as que podem soltar tintura para evitar surpresas;

– Vale a pena secar as peças com o mesmo tipo de tecido e tamanho, assim você aplica a mesma temperatura, pelo mesmo tempo, e nenhuma peça afeta a secagem da outra;

– Para secar peças muito pequenas e sensíveis, você pode usar uma sacola de tecido, como no caso de roupas íntimas e paninhos;

– Para secar cobertores, evite colocar a peça diretamente, especialmente se ela soltar muitos fiapos. Coloque um lençol ou outro tipo de tecido suave ao redor;

– Não misture peças que soltem muitos fiapos com peças de materiais sintéticos, que geralmente absorvem muitos fiapos.

– Não exagere no volume de peças para não precisar refazer a secagem;

– Peças mais sensíveis, como camurças e veludos, precisam de uma hidratação natural e podem ser retiradas um pouco antes do final do ciclo;

– Feche zíperes, botões, esconda detalhes como pingentes e remova cordões e afins das peças sempre que possível para evitar que sejam danificadas.

O que não levar à secadora

Quais roupas não levar à secadora

Existem algumas restrições de o que pode entrar na secadora. Tome cuidado especialmente com produtos químicos: jamais leve tecidos com químicos de lavagem à seco, ele podem criar gases tóxicos.

Para evitar odores e contaminações, não leve à secadora peças sujas, nem aquelas que foram molhadas por acidente, como na chuva, por exemplo.

Calçados podem ser levados à secadora, mas cuidado com o tecido. Consulte sempre a etiqueta na lingueta e não leve sapatos de couro, tamancos ou chinelos. Remova o que for metálico e evite exagerar na secagem das palmilhas, para que não esturriquem.

Use apenas tecidos bem lavados e verifique se não há manchas que precisam ser tiradas antes, pois o calor fixa alguns tipos de manchas no tecido.

Vale a pena estudar as funções da máquina no manual para entender mais sobre os diferentes tipos de ciclos, assim você consegue facilitar bastante seu dia a dia, identificando peças que não vão precisar ser passadas e outras técnicas para desfazer amassados, como dar uma leve umedecida.

Secadora gasta muita energia?

secadora gasta muita energia?

Negativo. Não se assuste com os ciclos longos, cada dia mais as secadoras se tornam econômicas para atender a alta demanda de energia durante o período frio do ano.

Para garantir mais efetividade do aparelho, é muito importante limpar sempre seu filtro, pois o acúmulo de fiapos e outros objetos pode dificultar seu trabalho e até danificar a secadora.

Confira aqui no blog da MGParts outras partes do nosso guia completo para secadoras de roupas, desmistificamos mitos sobre o aparelho e também trazemos dicas completas de manutenção!

precisando de peças para sua lavadora? Visite o site MGParts

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x