Saiba Onde Colocar a Lava Louças Na Cozinha Com a MGParts

Depois de escolher o modelo ideal para a lava louças estamos à um passo de aproveitar todos os benefícios que esse aparelho oferece, agora só falta a instalação. E é nesse momento que devemos redobrar a atenção para conseguir o melhor desempenho da lavadora.

Quer saber qual o melhor lugar para instalar sua lava louças? Então continue a leitura e confira todas as dicas que a MGParts preparou. Queremos te ajudar a utilizar sua lava louças com segurança e muita eficiência.

Afinal, qual o melhor lugar para colocar a lava louças?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta, mas algumas observações simples irão te ajudar a encontrar o lugar certo para o seu novo eletrodoméstico. Os 3 pontos que devem se observados incluem tomada, fornecimento de água e saída para o esgoto. Veja mais detalhes:

Tomada da lava louças

A primeira coisa que deve ser observada é o ponto de tomada disponível para a máquina lava louças, que deve ser compatível com a voltagem indicada pelo fabricante e, dê preferência, sem extensões e exclusiva para o aparelho.

Se a tomada está esquentando, não use ela na sua nova lava louças. Isso pode representar um risco tanto para o aparelho como para a segurança dos moradores. Não é interessante ligar vários aparelhos em uma mesma tomada, se possível deixe uma somente para a lavadora.

Fornecimento de água

O fornecimento de energia é essencial para o funcionamento de qualquer aparelho, com a entrada de água na lavadora não é diferente. O local de instalação ideal também teria um fornecimento próprio para o aparelho, mas como nem sempre é possível existe duas opções que podem resolver o problema.

A primeira é colocar a mangueira da lava louças na própria torneira da cozinha utilizado uma torneira dupla, que possui tanto a torneira normal quanto uma saída extra de água. O único ponto negativo é a estética da pia que não fica tão interessante.

Outra opção viável é a instalação da mangueira que conduz a água para a lava louças na parte interna da pia. Esse estratégia é ideal para quem quer deixar a mangueira escondida, o que por sua vez contribui para uma pia mais organizada. Só será preciso investir um pouco mais no encanamento.

Saída para o esgoto

É claro que toda essa água vai precisar sair por algum lugar, essa saída deve estar conectada à rede de esgoto da casa. O cano de escoamento da água pode ser ligado em uma tubulação já existente através de algumas adaptações. Isso pode gerar um pouco de trabalho mas é a forma mais adequada.

Com o encanamento feito da maneira correta é possível aproveitar o melhor da lavadora sem deixar canos e tubulações aparentes na cozinha. Escoar a água na pia também é uma opção, embora menos indicada.

Posso instalar a lava louça na pia da cozinha?

Essa é uma dúvida muito recorrente de quem adquire uma lava louças e não tem muito espaço disponível na cozinha. Alguns modelos da máquina são feitos especialmente para esse tipo de uso, as chamadas lava louças de bancada.

Elas são um pouco menores que os modelos comuns, mas garantem uma alocação fácil e rápida na cozinha. Outros modelos como a lava louças de embutir e a de chão já precisam de mais cuidados na hora da instalação.

Dicas para uma instalação eficiente

Agora que você já sabe onde instalar a lava louças na sua cozinha, que tal conferir algumas dicas que vão tornar esse processo ainda mais eficiente e garantir uma instalação correta? Continue a leitura e confira as dicas da MGParts para sua instalação.

Muito cuidado com a posição

Posicionar bem a lava louças vai muito além de simplesmente encontrar um local do tamanho dela, é preciso observar se naquele lugar não há irregularidades no nível ou incidência solar em alguma hora do dia.

Nos casos de lava louças de embutir também é preciso deixar um espaço livre entre a máquina e as paredes do móvel, assim a circulação de ar não será interrompida. As máquinas de chão seguem a mesma ideia, não devendo ser colocadas em carpetes ou tapetes.

Leia o manual com atenção

O manual de instruções é o guia de qualquer instalação, nele o fabricante coloca informações relevantes sobre o aparelho que devem ser bem observadas na hora da instalação. Ao observar esses pontos e garantir que todas as exigências sejam cumpridas você garante que sua máquina irá trabalhar com as melhores condições.

Deixe a tomada por último

Em qualquer instalação de aparelhos eletroeletrônicos a parte da fiação deve ser deixada por último, a corrente elétrica representa um risco para o instalador e só deve ser permitida depois que todas as outras etapas da instalação forem concluídas. Isso irá garantir a segurança durante todo o processo.

Gostou das dicas? Aqui no blog da MGParts trazemos conteúdos como esse toda semana, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de dicas e informações que irão garantir o melhor desempenho para os seus eletrodomésticos!

Você sabe qual a temperatura ideal para sua geladeira? Então acesse nosso post super completo sobre esse assunto e descubra!

 

Avalie post

Deixe um comentário