Isopor pode ir no microondas? Entenda com a MGParts!

Isopor pode ir no micro-ondas? Descubra a resposta com a gente!

Já colocou a marmitex de isopor para esquentar no micro-ondas? Meu amigo … que perigo! Não! Isopor não pode ir no micro-ondas, pois o aparelho – em contato com o material – pode provocar uma série de problemas.

Sabe aqueles dias de trabalho bem corrido? Então, eles são os mais propensos a provocar algum acidente. Afinal, queremos resolver tudo o mais rápido possível e nos distraímos pensando nos problemas.

Mas você sabe o motivo de o isopor não poder ir no micro-ondas? A MGParts te explica tudo na sequência! Quer ficar por dentro? Continue conosco!

Nada de Isopor no micro-ondas!

E é natural que quando estamos imersos na resolução de problemas, esqueçamos de almoçar. Nesse caso a comida esfria.

Na pressa e com fome, o que você faz? Coloca a marmita de isopor direto para esquentar. Isso é prejudicial para seu corpo e para o próprio eletrodoméstico.
Caso você coloque um material como esse no micro-ondas, o cheiro de queimado se impregnará na cozinha. Se esse acidente acontecer, veja como tirar mau cheiro do micro-ondas. Tem algumas dicas bem interessantes!

Por que o isopor não pode ser aquecido? Entenda os 2 motivos!

Pois, ao ser aquecido ele libera neurotoxinas no alimento que são prejudiciais à saúde e também porque o isopor capta as ondas do micro-ondas. Para ficar mais claro, nós explicaremos em detalhes na sequência:

Primeiro motivo: liberação de estireno

O isopor é composto por 2% de matéria prima e todo os outros 98% é ar. Porém, esses 2% são responsáveis por aliviar o estireno quando aquecido. E essa partícula é o problema! Ela é a neurotoxina que provoca inúmeros efeitos negativos no corpo.

Agora vamos precisar esclarecer um ponto. O isopor é atóxico em sua forma original e não apresenta reações alérgicas ao corpo. É só não aquecê-lo. Então, sinta-se à vontade para usar caixas de isopor, embalagens e tantos outros produtos no dia a dia.

Segundo motivo: captação de ondas

Isso envolve o funcionamento dos eletrodomésticos. Se você não sabe como ele funciona, o parágrafo seguinte trata da explicação de forma didática, veja só.

Pense em seu próprio nome: micro-ondas. Isso quer dizer que ele funciona por meio da liberação de ondas muito pequenas que, por sua vez, atingem os alimentos. E quando elas chegam ao alimento, agitam as moléculas de água. Logo, essa mudança de comportamento gera calor e a comida esquenta.

O problema de usar isopor é que ele capta essas ondas antes que cheguem ao alimento. Por consequência, ele é aquecido.

Por pouco tempo sendo aquecido, ele libera o estireno no alimento. Mas se a duração for maior derrete a si próprio.

Por isso, materiais que absorvem as ondas antes delas chegarem ao alimento são terminantemente proibidos de serem aquecidos neste eletrodoméstico. Esse assunto te interessou? Então, leia com detalhes como o micro-ondas funciona.

Estamos comentando a todo momento sobre o isopor que capta ondas e não deixa o alimento ser aquecido. Porém ele não é o único que faz isso. Confira o checklist abaixo dos “captadores de ondas”.

8 produtos que não podem ir ao micro-ondas

Para te ajudar na escolha do que pode e não pode ir, nós elencamos 8 composições que não podem ser aquecidos – de jeito nenhum – neste eletrodoméstico. Nos expressamos dessa maneira pois há alguns materiais que não podem ser aquecidos neste eletrodoméstico – mesmo que seja apenas 30 segundos – pois explodem, faíscam, queimam e provocam acidentes gravíssimos.

Confira adiante quais são eles:

  • Alumínio: panelas ou utensílios;
  • Aço inox: forminhas ou utensílios;
  • Papel alumínio: mesmo que seja apenas para abafar;
  • Papel comum: o famoso A4, post-it ou qualquer um do gênero;
  • Tecido: esqueceu o guardanapo junto? Tire-o;
  • Fios de metal: sejam aqueles que fecham embalagens plásticas ou detalhes em refratárias;
  • Plástico: principalmente os sacos, use apenas os próprios para isso;
  • Madeira: utensílios, descanso de panelas, dentre outros.

Para te ajudar ainda mais, nós fizemos um conteúdo só com esse assunto. Descubra com mais detalhes o que não aquecer no micro-ondas. É de extrema importância que você leia as dicas de segurança!

Ah, e por falar nos produtos que não podem ir ao micro-ondas, te convidamos a conhecer os materiais que podem ir. Vamos lá?

8 materiais para levar ao micro-ondas

Precisamos aquecer os alimentos de maneira prática, e existem materiais adequados para essa função. Conheça:

  • Papel-toalha ou guardanapos de papel;
  • Cerâmica vitrificada;
  • Porcelana;
  • Louças;
  • Vidros comuns – deixe para aquecimento;
  • Refratárias de vidro – próprias para cozimento;
  • Formas de silicone;
  • Plásticos microwave safe.

Depois de explicarmos tudo isso, nós temos uma informação muito importante. Já ouviu fala no microwave safe? Neste termo, nós encontramos na parte inferior de alguns isopores. Se você não sabe o que significa, continue com a gente que explicamos já, já.

Mas o que é microwave safe?

Atualmente, está em processo de implantação o isopor “microwave safe”. Não é um produto que todas as indústrias adotaram – ainda. Mas é uma tecnologia que está salvando muita gente. Traduzindo de forma literal: microwave – micro-ondas/ safe – seguro.

São isopores feitos propriamente para serem aquecidos. Dessa forma, a composição da matéria-prima não é tóxica – mesmo ao aquecer. Para saber se conta com esse avanço é só olhar na parte inferior da embalagem.

Se está escrito “microwave safe” ou “seguro para micro-ondas”, então pode aquecer. Se não tiver nenhuma dessas sentenças, coloque a comida em uma refratária própria.

Depois de conhecermos com tantos detalhes, te perguntamos: gostou do conteúdo? Para mais informações valiosas como essas, continue acompanhando o blog da MGParts! Agora, nós te convidamos a entender o que acontece quando o micro-ondas não esquenta. Vamos lá?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x