Independente se o seu refrigerador é novo, ou mais antigo, antes de parar de funcionar completamente e começar a estragar bebidas e comidas, esses eletrodomésticos costumam oferecer sinais bem específicos de que alguma coisa não está certa.
Preste atenção na sua rotina de uso dos aparelhos.
Sua geladeira está vazando água? A porta não fecha direito? Talvez seja a hora de acionar um técnico e buscar novas peças de qualidade para realizar essa atualização do refrigerador. Mas, antes de colocar a mão na massa para valer, é importante entender o que cada sinal significa.
Para te ajudar a compreender os problemas, como eles aparecem e quais peças precisam ser substituídas, a MGParts simulou algumas situações que vão auxiliar até os mais leigos sobre as funcionalidades desse eletrodoméstico tão importante para o nosso dia a dia. Continue acompanhando o texto!
Geladeira vazando água? Atenção!
Não tem como negar, vazamentos nunca são bons, e se acontecem com uma frequência cotidiana, podem danificar permanentemente seu refrigerador em diferentes pontos cruciais para seu funcionamento.
Normalmente, essa fonte de vazamento costuma acontecer em pontos distintos, e sua origem também é um indicador importante.
No descongelamento do freezer, alguns pontos de quebra em tubos de drenos e resistências podem provocar vazamentos, e eles normalmente aparecem no chão, embaixo, ou em volta do eletrodoméstico, e até na forma de gotas dentro da própria geladeira.
Esse acúmulo de água pode danificar a geladeira e ser um risco para sua segurança, então tome cuidado!
A solução de ser feita de duas formas diferentes, a primeira delas, a mais prática, é trocar os tubos drenos quebrados quando possível, se esse for realmente o problema. Outra opção, que requer mais paciência e uma atenção especial, é realizar uma limpeza completa dos drenos, que podem estar apenas entupidos, pois é comum juntar alimentos e lodo, mas não se esqueça de pedir ajuda a um profissional.
Para mais dicas sobre manutenção preventiva das geladeiras, confira o post no nosso blog!
A conta de luz está alta? O problema pode estar na geladeira
Uma casa cheia de eletrodomésticos que são usados diariamente tem um consumo de energia padrão, mas quando os valores começam a fugir do orçamento, é hora de prestar atenção no funcionamento desses aparelhos.
No refrigerador, quando os selos e o motor começam a apresentar falhas internas, sua intensidade de funcionamento aumenta.
Para manter a temperatura estável, a geladeira aumenta o consumo de energia elétrica, e isso reflete diretamente na conta de luz, mas como evitar esse tipo de problema?
Perceber uma frequência no ciclo de liga e desliga, e dentro dessa métrica, observar o número de vezes e a quantidade de tempo que ela permanece assim pode apontar o problema.
A temperatura não está baixa o suficiente? Ou está fria demais?
Os sinais mais óbvios e de fácil percepção sobre possíveis falhas no seu refrigerador estão disponíveis quando você presta atenção na temperatura, mas é preciso cuidado.
Mesmo nos estágios iniciais do desgaste, o refrigerador permanece frio, mas é na temperatura de comidas e bebidas que você consegue perceber os sinais de que algo não está certo.
Alimentos congelados a mais de 4 dias permanecem amolecidos? O leite anda azedando mais rápido que o normal? Esses são sinais claros de que a temperatura não está fria o suficiente. Um ajuste manual do termostato pode ser uma solução rápida, mas com o passar do tempo, será necessário uma mudança mais técnica.
O oposto também pode acontecer, quando o freezer forma camadas de gelo muito intensas, ele está mandando um sinal sobre a possibilidade de pausa no funcionamento. A temperatura baixa em excesso representa ciclos muito rápidos, ou um termostato completamente danificado.
Os sinais de tempo também são importantes
Garantir eletrodomésticos de qualidade não evita que eles possam envelhecer e apresentar falhas referentes ao tempo de uso. Uma manutenção eficiente da borracha, por exemplo, pode prolongar a vida útil dos refrigeradores, mas depois de 10 anos de uso o motor já começa a apresentar desgastes irreversíveis de funcionamento.
Quando o resfriamento e o congelamento não são suficientes para manter os alimentos em um condição positiva, significa que a força do motor não é mais suficiente para suas necessidades cotidianas. Muitas vezes, mesmo com as melhores peças do mercado, a única solução para os defeitos constantes é realmente substituir a geladeira.
Manutenções preventivas, atenção e cuidado com cada componente do eletrodoméstico e peças substitutas de qualidade e confiança podem elevar a vida útil de seus aparelhos por muito tempo, e é exatamente por isso que essa deve ser uma prioridade quando as primeiras falhas aparecem.
Atenção aos sinais e monitoramento de atividades pode salvar seu refrigerador, por isso é tão importante conhecer os principais alertas que ele é capaz de oferecer.
A dedicação de uma limpeza correta e a troca de componentes desgastados podem ser os primeiros passos para iniciar esse monitoramento preventivo.
Para conferir outras dicas sobre o universo dos eletrodomésticos, não deixe de visitar outras postagens aqui do nosso blog. Nos vemos no próximo texto!