Saber escolher entre evox ou inox pode ser um pouco confuso quando não sabemos muito bem sobre o funcionamento desses revestimentos e os benefícios que cada um pode oferecer. Você já dever ter familiaridade com o inox, tão conhecido e presente nas cozinhas como item que adiciona durabilidade e decoração.
E para te ajudar a escolher a melhor opção, que tal aprender sobre as diferenças entre o evox como acabamento no lugar do inox? Independente de qual seja o seu tipo de geladeira, ambos possuem efeitos e resistência diferentes. Continue lendo esse post para escolher o melhor para sua casa.
O que é evox: conheça a nova opção do mercado
A tecnologia evox é uma criação feita através da mistura entre ferro e carbono. Isso significa que a sua formação é um pouco mais comum em comparação com o aço inox, mas isso não quer dizer que há perda de qualidade do material.
Essa solução surgiu como uma ótima alternativa de acabamentos em eletrodomésticos para quem gosta de visuais mais opacos e escuros. Por ser criado com materiais diferentes, a sua composição química acaba fazendo com que ele não seja tão brilhante quanto o aço inox.
Isso acontece por conta do processo de fabricação desse composto. Para que o evox possua uma alta taxa de durabilidade, os fabricantes reforçam sua estrutura com uma camada de zinco. Isso proporciona proteção antioxidante que, juntamente com uma camada de verniz ou tinta transparente, selam o processo.
Como resultado, o que se tem é um revestimento com uma estética diferenciada e mais discreta, sendo ótimo para quem procura montar um ambiente com design despojado e moderno. Essa característica faz com que seja fácil integrar outros elementos de decoração de forma mais leve e despojada.
Praticidade e resistência
A fabricação do evox confere a esse material uma superfície cheia de praticidade na hora de limpar e manter aquele aspecto clean das cozinha modernas. Isso faz com que ele seja o queridinho de quem busca montar espaços onde a sua presença seja marcante.
É importante lembrar que a sua constituição química pode acabar não oferecendo a mesma resistência a arranhões, batidos e outros acidentes de manuseio. Por isso, considere que em caso de acidentes na sua camada protetora, o ferro e o carbono podem ficar expostos aos danos do clima, podendo resultar em processos de corrosão.
Saiba mais sobre o acabamento em aço inox
Sendo muito mais conhecido e utilizado nas casas brasileiras, o aço inox tem sido usado em diversos tipos de eletrodomésticos tanto para a cozinha quanto outros cômodos e finalidades, como uma excelente opção de acabamento de máquinas de lavar e secadoras, por exemplo.
O seu nome surgiu justamente por causa da durabilidade desse tipo de aço contra elementos externos como: altas temperaturas, desgastes naturais ou corrosão. E o que garante essa alta resistência é sua composição que inclui ao menos 10.5% de cromo. Um elemento químico que faz com que o aço se mantenha conservado contra manchas, sendo mais forte e durável.
Por isso, sua vida útil é maior quando comparada a outros elementos, criando uma estética de geladeiras, micro-ondas e outros eletros da casa com ar de novo por muito mais tempo. Além disso, sua limpeza é fácil, prática e sem complicação.
Aço inox e aço na cor Inox
Algumas pessoas acabam se confundindo entre as duas opções por conta da nomenclatura. Porém, fique atento à essa informação: carbono revestido na “cor inox” não é uma evolução do aço inoxidável e não é altamente durável contra ferrugem ou corrosão com pode aparecer anunciado por aí.
Qual a diferença entre os evox e inox?
A resistência aos fatores externos e o visual são as principais diferenças entre os dois elementos. Isso porque o aço inox oferece maior proteção por ter uma superfície reforçada, já o evox pode sofrer danos caso sua camada protetora seja atingida por arranhões, por exemplo.
O primeiro é um metal mais reforçado e durável, tem aspecto mais brilhante e aguenta altas temperaturas e corrosão com maior facilidade. Já o segundo, é o resultado de uma combinação de metais que, depois de revestidos, ficam com aspectos mais opacos e discretos, chamando quem gosta dessa estética.
O único ponto fraco dessa configuração é a chance de que ferrugem e corrosão se espalhem caso sua proteção de zinco e verniz seja danificada.
Afinal, qual o melhor revestimento?
A resposta para essa pergunta pode variar, pois ela depende das preferências pessoais de cada um. Para fazer uma boa escolha, o ideal é considerar mais de um fator ao mesmo tempo, como a durabilidade, a capacidade de resistir a arranhões e acidentes comuns, o efeito estético nos ambientes e o preços.
Fazendo isso, você terá um panorama mais amplo na hora de decidir qual seria a melhor escolha na hora de comprar eletrodomésticos para sua casa.
E agora que você sabe um pouco mais sobre as opções em acabamentos para os eletros da sua casa, continue navegando pelo nosso blog para ficar por dentro de dicas de manutenção e cuidados. Por hoje ficamos por aqui, nos vemos no próximo conteúdo!