O dreno de ar-condicionado é uma peça muito importante e responsável por jogar fora toda a água acumulada no ar-condicionado. Para um bom funcionamento, essa peça necessita de uma instalação correta e manutenções periódicas.
Para conhecer melhor sua funcionalidade e como garantir que esse equipamento funcione bem, confira esse texto especial que nós da MGParts preparamos para você!
Você também pode se interessar: Como Economizar Energia Com Ar-Condicionado?
O que é o dreno do ar-condicionado?
O dreno é uma parte do ar-condicionado responsável por eliminar a água. Essa peça retira a umidade produzida durante o funcionamento do ar, realizando um processo chamado de condensação – processo químico de transição de uma matéria em estado gasoso para líquido.
Todo ar-condicionado precisa ter esse sistema, que se caracteriza por uma saída geralmente acoplada em uma tubulação, que leva a água para fora do cômodo.
É importante se atentar ao funcionamento do dreno. Problemas como vazamentos ou o mau cheiro no ar-condicionado podem estar relacionados a essa peça.
Modelos de ares: diferenças na peça e no local do dreno
É preciso também levar em consideração que cada modelo de ar-condicionado possui tipos diferentes de dreno localizado em lugares variados. Entender as diferenças de cada um pode ser uma tarefa importante, principalmente para você saber trocar a mangueira ou outros componentes. Confira os diferentes modelos.
Modelo janela
Nesse modelo de ar condicionado, a água é direcionada a bandejas ou canos que possuem a função de levar a água para fora do ambiente.
Ainda existe uma opção de dreno seco, onde a eliminação da água é feita com uma bandeja que fica acoplada no interior do aparelho. Seu maior benefício é que os aparelhos não causam gotejamento, pois a água recolhida evapora por condensação.
Split hi-wall ou piso teto
Nesses dois modelos, a saída do dreno é feita por meio de dutos, sendo necessário bastante cuidado em relação ao local de instalação para não ocorrer vazamentos.
Os dutos não devem atrapalhar a saída e muito menos ficar em uma posição inclinada, para não ocorrer gotejamentos ou mau funcionamento do equipamento.
Possíveis problemas com o dreno
O dreno é um sistema bem simples e se instalado corretamente dificilmente dará trabalho. Então atenção para efetuar a instalação da melhor maneira e evitar problemas com seu ar-condicionado. Alguns sinais de defeito no dreno são:
- Mau cheiro;
- Vazamentos;
- Mau funcionamento;
- Aumento na conta de luz.
Como garantir um bom funcionamento do dreno?
O dreno exige manutenções periódicas assim como o ar-condicionado. Para isso, será necessária a avaliação de um técnico especializado. Somente ele será capaz de analisar se o dreno está nivelado e sem nenhuma obstrução ou vazamento.
Se for preciso, também saberá indicar a alteração da peça e poderá trocá-la com mais segurança e sem risco do problema voltar a acontecer.
Se você ainda tem dúvidas sobre a instalação: Dicas para quem quer instalar um ar-condicionado em casa!
Como instalar a mangueira do dreno no seu ar condicionado?
A mangueira é um dos componentes mais importantes que garantem o ótimo funcionamento do dreno. Caso a mangueira esteja em más condições, você precisará trocá-la.
Passo 1
Para começar a instalação, confira o bico de saída do dreno do seu ar-condicionado. Se o seu modelo for split, a aplicação será mais fácil, pois a mangueira já deve vir de fábrica. Então, você só vai precisar escolher um recipiente.
Caso seja um equipamento de janela, você deverá analisar se seu aparelho tem uma entrada para a mangueira.
Passo 2
Se seu ar-condicionado possui o compartimento apropriado, basta rosquear a mangueira indicada. Se ele não tiver o compartimento, você terá que medir a saída do bico para saber o tamanho correto da mangueira.
É comum a utilização de mangueiras com 1/2 de polegada.
Passo 3
Para prender a mangueira no aparelho, utilize uma abraçadeira circular apertando bem os parafusos para não haver chances dela soltar.
Passo 4
Nessa etapa, você deve escolher o recipiente com tampa para a captação da água. Se você mora em um apartamento, pode fazer um furo na parede com a mesma espessura da mangueira, levando a mangueira para dentro do seu cômodo.
Apenas se atende em cuidar do recipiente conforme ele for enchendo, para não ter risco dele transbordar e molhar a sua casa.
Confira também: Meu ar-condicionado não gela, o que fazer?
Como deve ficar o dreno do ar condicionado?
Os drenos devem ficar posicionados na parte inferior do ar-condicionado. Ao liberar a água para fora do ambiente, você pode controlar o fluxo com uma mangueira e posicionando em um lugar mais apropriado.
O que acontece quando o dreno do ar condicionado entope?
A sujeira acumulada e falta de manutenção do ar-condicionado podem gerar o entupimento das saídas do dreno, gerando principalmente vazamentos de água.
Os drenos sem dúvida são componentes muito importantes para o bom funcionamento do ar-condicionado. Então, mantenha a manutenção em dia para evitar possíveis problemas.
Se você tem interesse por componentes do ar-condicionado, confira também um post nosso sobre como funciona o ar-condicionado, com certeza vai ser útil para você!