Dicas para quem quer instalar um ar-condicionado em casa!

Só quem mora em uma cidade quente sabe o quanto o ar-condicionado possibilita uma vida mais confortável – principalmente no verão, quando as temperaturas chegam facilmente acima dos 30 graus, com sensação térmica de 40.

O Brasil é um país tropical, e as cidades frias são exceções, por isso, o aparelho é um item muito presente nos lares das pessoas.

Caso você ainda não tenha o seu, vamos dar dicas para quem quer instalar um ar-condicionado em casa. Confira!

Anote as dicas para instalar um ar-condicionado em casa!

Ter um ar-condicionado em casa deixou de ser um luxo. Todo mundo sabe que em muitas cidades brasileiras é quase impossível aguentar o calor somente com o uso de ventiladores.

Dessa forma, o equipamento é uma necessidade. Sabendo disso, veja as dicas que trouxemos para você instalar o seu!

Dica 1: compre um ar-condicionado de acordo com tamanho do cômodo que ele será instalado

calcule seu espaço

Esse é um ponto super importante, afinal, a potência do ar-condicionado deve ser compatível com o tamanho do cômodo que ele será instalado. Isso porque um o aparelho gela o ambiente em conformidade com a sua potência, que é medida em BTUs.

Para tanto, é válido verificar qual é o tamanho do cômodo que você pretende colocá-lo e averiguar a tabela abaixo para sabe qual é a potência que você deve adquirir.

Veja:

Área (M²)Ambiente residencialAmbiente Comercial
12 M²7.000 BTUs9.000 BTUs
15 M²9.000 BTUs12.000 BTUs
20 M²12.000 BTUs16.000 BTUs
25 M²15.000 BTUs20.000 BTUs
30 M²18.000 BTUs24.000 BTUs
35 M²21.000 BTUs28.000 BTUs
40 M²24.000 BTUs32.000 BTUs
45 M²27.000 BTUs36.000 BTUs
50 M²30.000 BTUs40.000 BTUs
60 M²36.000 BTUs48.000 BTUs
70 M²42.000 BTUs56.000 BTUs

Outra forma de identificar o aparelho correto para o local escolhido, é realizando multiplicação do espaço por 600, pois cada metro quadrado em média consome 600 btus por metro quadrado. Ex:  10 x 600 = 6.000 btus.

Para escolher o equipamento também é preciso levar em conta se ele será instalado em um ambiente residencial ou em um ambiente comercial, já que existem diferenças.

Geralmente, em locais comerciais circulam muito mais pessoas. Consequentemente, as portas são abertas com mais frequência e o ar é liberado constantemente. Isso exige uma potência superior.

Caso instale um ar com baixa potência, além de não climatizar o espaço na temperatura que você deseja, ele terá sua vida útil comprometida. 

Dica 2: adquira um ar de uma marca de qualidade

qual ar  condicionado escolher

Mais um fator que sempre ressaltamos: observar a marca na hora de escolher um ar-condicionado.

Há diversas marcas disponíveis no mercado. É importante escolher aquelas que já são consolidadas para que você tenha a garantia de estar levando um equipamento que de fato funcione. 

As que recomendamos são: Consul, LG, Springer e a nova que vem se destacando no mercado, a Midea

Dica 3: atenção com o local que você irá instalar o aparelho

qual local instalar o ar condicionado

Preste atenção ao lugar que você irá instalar o aparelho. A altura tem total influência nesse momento. Em ambientes com o teto muito alto, o ar precisará de mais potência para chegar até o nível em que estão as pessoas.

Outro aspecto a ser observado é em relação aos demais elementos que compõem o espaço. Alguns itens decorativos podem atrapalhar a circulação do ar, como cortinas, persianas e afins.

Quando se trata de dormitórios, é necessário verificar a posição de móveis robustos, como guarda-roupas, que podem impedir a circulação do ar e retardar a refrigeração adequada.

Por essa razão, é preferível colocar o equipamento em superfícies livres desses obstáculos. Ah! E nunca fixe o aparelho em uma parede que pega muito sol, pois isso afetará seu desempenho.

Dica extra: cuide do seu aparelho e faça a manutenção correta!

dica bônus manutenção preventiva

Essa dica extra é válida para todos que já possuem o ar instalado. Fazer a manutenção é de suma importância.

Por isso, fique atento aos detalhes, observe se ele está gelando exatamente da mesma forma quando foi comprado, se está fazendo algum ruído mais alto que o normal. Esses são sinais de que ele está precisando de cuidado.

Caso for o caso, confira todas as opções de peças para ar-condicionado na loja online da MGParts e mantenha seu aparelho sempre conservado!

Deixe um comentário