Dicas de manutenção preventiva de secadora de roupas

A secadora de roupas é uma ótima companheira do lar nos tempos de frio, poupando tempo e esforço em diversas situações. Para que seu aparelho esteja sempre funcional e não te deixe na mão justamente nos momentos mais importantes, é fundamental manter uma regularidade na manutenção preventiva do aparelho.

Como cuidar da secadora de roupas no dia a dia

O primeiro passo para um eletrodoméstico durar é usá-lo da maneira correta. Nem sempre os manuais são muito objetivos com as boas práticas mais recomendadas, e justamente por isso preparamos um guia com diversas dicas para usar a secadora de roupas que são chave para ter o melhor rendimento e cuidar bem das suas roupas.

E as boas práticas, na verdade, começam no momento de instalar a secadora de roupas: o nivelamento, organizar a dispersão do calor, não deixando o aparelho encostado diretamente na parede nem junto de outros aparelhos que gerem calor. Temos um post por aqui que vai te ajudar no passo a passo de como instalar sua secadora de roupas.

  • Evite usar um volume muito grande de roupas de uma única vez. O ideal é usar uma capacidade abaixo da média, sem misturar tipos de tecido ou tingimentos;
  • Inspecione bem os bolsos antes de levar as roupas à secadora, não é raro que pequenos objetos se soltem do bolso durante a secagem e acabem entrando no aparelho, causando diferentes tipos de danos;
  • Cheque a voltagem do aparelho e do lar e também use tomadas com a amperagem adequada para o aparelho. Se a tomada ficar difícil de entrar ou ficar muito frouxa, não insista. Atenção: jamais e em hipótese alguma, use adaptadores em secadoras.
  • Explore bem as funções do aparelho para evitar sobrecarga nas atividades do aparelho. Isso também vai ajudar na hora de economizar energia.

Como fazer a manutenção preventiva da secadora de roupas

Nada substitui o serviço especializado de um técnico. O ideal é que todos os anos, antes do período frio, quando o uso da secadora geralmente é mais intenso, você contrate os serviços de manutenção especializados.

O técnico irá verificar a capacidade da resistência, a integridade das gaxetas de vedação, a correia do motor, a estrutura do copo (tambor onde as roupas são batidas) e analisar se há oxidação nas placas do aparelho.

Uma das coisas mais importantes é realizar a limpeza do filtro. Quando fiapos e pêlos ultrapassam o limite do filtro, seu acúmulo pode causar obstruções, mal cheiro, apodrecimento e oxidação dos componentes.

Você pode tomar algumas medidas observando problemas comuns na sua máquina, que vão ajudar no diagnóstico técnico:

A secadora gira, mas não esquenta

Se você tem observado que, apesar de funcionar, a secadora não produz calor, é provável que componentes relacionados à resistência e ao termostato estejam danificados.

Em casos de surtos de energia, o fusível queima prevenindo danos à máquina. Se lembra de eventos relacionados a quedas e instabilidade elétrica, comece consultando a substituição dele.

Mas é possível que o problema esteja relacionado ao termostato, que mede a temperatura dentro do copo. Pode ser que algum dano dificulte sua medição e não tenha resposta proporcional, ou que as serpentinas de aquecimento esteja com danos e perdendo calor.

O termostato também pode ser afetado por escapes de calor por conta de uma vedação ruim das gaxetas e do mancal, o que pode forçar a atividade ou terminar mesmo com as roupas ainda umedecidas.

O tambor não gira

Se o tambor não girar voluntariamente, não insista em usar o aparelho. A principal suspeita nesses casos é a correia do motor estar rompida, ou até o travamento do tambor. Caso seja apenas a correia, antes de substituí-la, verifique o motivo que fez anterior se romper, assim, evite de colocar nova correia e em poucos minutos a peça nova se danificar.

Geralmente, o rompimento da correia está relacionado ao travamento do tambor por algum objeto ou até mesmo pelo travamento das roldanas que o sustentam. As polias e rolos também ficam danificadas com o tempo, e o desgaste dificulta bastante o movimento rotatório.

Se observar barulho de metal rangendo, é provável que as polias e as roldanas estejam muito desgastadas, e se você ouve barulhos e solavancos, pode haver um amassado no verso do tambor. Muitos solavancos ao trabalhar também pode indicar danos no anel de atrito.

Se ela fizer o barulho de ignição mas ficar “emperrada“, o mais provável é que haja alguma meia ou peça menor obstruindo a rolagem.

A secadora esquenta muito

Se o aparelho está afastado da parede e de outras fontes de calor, um dos problemas mais comuns também costuma estar relacionado ao termostato com defeito.

Respiradores entupidos e serpentinas defeituosas podem aumentar consideravelmente a temperatura do aparelho.

Atenção: se observar um calor anormal na secadora, suspenda imediatamente o uso, pois gases tóxicos podem vazar, ou no caso dos aparelhos elétricos, sobrecargas e até explosões podem ocorrer, danificando o motor e oferecendo risco às pessoas no ambiente.

Gostou das nossas dicas de manutenção de secadora de roupas? Aqui na MGParts você aprende a cuidar e conhecer mais seus eletrodomésticos e ter muito mais conforto sem dores de cabeça. Confira nosso blog para conhecer mais recomendações e tire suas dúvidas em nosso campo de comentários aqui embaixo!

Avalie post

Deixe um comentário