Como cuidar do controle de ar-condicionado? Veja dicas!

O controle de ar-condicionado necessita de cuidados básicos como qualquer outro aparelho eletrônico, mas você sabe o que deve fazer? E como fazer corretamente? Não se preocupe! A MGParts trouxe algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

A maior parte dos cuidados é recomendada para controles remotos em geral, mas há algumas especificidades do controle de ar-condicionado que precisam ser levadas em consideração. Acompanhe o post e fique por dentro!

Por que é importante cuidar do controle de ar-condicionado?

Você já deve ter percebido que os dias parecem estar cada vez mais quentes. Nesse cenário, o ar-condicionado deixou de ser item de luxo para se tornar necessidade quase básica. O aparelho já faz parte da casa de muitos brasileiros e, para estender sua durabilidade, é importante ficar atento a alguns fatores.

Esses cuidados devem começar já na instalação do equipamento. Aqui, no blog da MG Parts, já demos dicas para instalar um ar-condicionado em casa. Explicamos que a manutenção preventiva é essencial para mantê-lo funcionando corretamente por muito tempo.

O que muita gente esquece é que o controle remoto que acompanha o aparelho também precisa de atenção. Os cuidados frequentes fazem a diferença e impactam o bom desempenho do seu ar, já que ele não funciona sem o controle, diferentemente de outros eletroeletrônicos como a TV, por exemplo.

Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro com manutenções – ou até com a compra de novos controles.

Cuidados com o controle remoto do ar-condicionado

São tarefas simples que ajudam a conservar seu aparelho, quando feitas frequentemente e com dedicação. Saiba, a seguir, quais os cuidados necessários com o controle de ar-condicionado.

Limpe regularmente

limpeza regularmente

Essa dica é a mais óbvia, mas nem sempre lembrada na correria do dia a dia. Já parou pra pensar em quantas vezes manuseamos o controle sem nos lembrarmos de verificar se as mãos estão limpas? A situação é mais complexa se a sua casa tiver muita gente.

Para realizar a limpeza, é simples: primeiro, passe um pano com desinfetante por todo o aparelho. Esfregue o pano com cautela, de preferência longe do ar-condicionado, para não correr o risco de ligá-lo acidentalmente. Na sequência, use um cotonete para limpar os botões e os cantinhos onde o pano não alcança.

Isso tem de ser feito toda semana, junto com a limpeza da casa. E não se esqueça de manusear o controle com as mãos limpas, combinado?

Guarde em um local adequado

local certo para guardar controle remoto

Um erro comum é deixar o controle em qualquer lugar próximo ao equipamento. O armazenamento é uma das partes mais importante do processo. Deixe o controle longe da luz do sol e de lugares quentes – o calor pode causar mau contato e estragar a borracha dos botões.

Mantenha-o em um local seco, limpo e arejado, preferencialmente, em uma gaveta no armário ou criado-mudo, para evitar quedas que podem danificar as peças internas.

Cuidado ao guardá-lo com as pilhas

cuidados com as pilhas do controle de ar condicionado

Quando o ar-condicionado não for utilizado por bastante tempo, como nos dias frios de inverno, guarde o controle separado das pilhas. Isso serve para que elas não danifiquem o acessório, caso ocorra algum vazamento – causado pela oxidação.

Na hora de colocar as pilhas de volta, verifique se estão posicionadas corretamente, para evitar que você aperte repetidamente os botões, sem sucesso.

Não tente consertar com pancadas

Todo mundo já fez isso um dia, mas não quer dizer que funcione. Quando o controle tem problemas no funcionamento, pode ser apenas mau contato e você corre o risco de danificar o acessório à toa.

O recomendado é tirar as pilhas e colocar de volta (ou trocá-las de vez) e deixá-lo descansar um pouco antes de usar. Se o problema persistir, leve o aparelho para que um técnico realize a manutenção adequada.

Use com cautela

Isso serve, inclusive, para preservar o ar-condicionado como um todo. Leia o manual de instruções antes de usar o controle. É normal ficar em dúvida com tantas funções disponíveis, mas não saia apertando tudo sem saber o que está fazendo.

Evite apertar os botões muitas vezes em sequência para não causar danos ao aparelho. Evite ligá-lo e desligá-lo várias vezes.

Com essas simples precauções você pode prolongar muito a vida útil do seu controle de ar-condicionado. Invista algumas horas de sua semana e evite problemas por falta de cuidado!

Se você gostou dessas dicas, continue acompanhando nosso blog. Temos diversas soluções para facilitar sua vida. Aproveite para conhecer nossas opções de eletroeletrônicos e eletrodomésticos: acesse o site da MGParts!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.