A máquina de lavar roupa enche até transbordar? O que fazer?

O uso de eletrodomésticos é tão comum nos tempos modernos que só lembramos do quanto dependemos deles quando apresentam algum defeito. Por exemplo, quem está sofrendo com a máquina de lavar roupa que enche até transbordar, sabe muito bem a dor de cabeça de que estamos falando!

No caso das lavadoras de roupa que não obedecem o nível programado, geralmente a solução é simples e rápida de ser feita por um especialista: trocar peças como pressostato e válvula de entrada de água. Ambas desempenham um papel fundamental no processo de lavagem e centrifugação e, quando defeituosas, são a causa mais comum das máquinas de lavar roupas encherem até transbordar água por toda a lavanderia.

No post de hoje, o blog da MGParts trouxe um guia completo para que você entenda o funcionamento da entrada de água na sua máquina de lavar, o que fazer quando ela não parar de encher e quais atitudes evitar para que não prejudique ainda mais o funcionamento dela. Preparados? Vamos lá!

Conheça sua máquina de lavar: quantas vezes ela enche de água?

A maioria das pessoas simplesmente coloca a roupa suja, o sabão em pó e o amaciante nos compartimentos da máquina de lavar roupa, acerta o modo de lavagem e pronto, esquece que ela existe até chegar o momento de estender as roupas.
Contudo, é importante reparar como a sua lavadora de roupa se comporta em cada ciclo e se a quantidade de água que está sendo usada é correta ou não, para ter um uso mais econômico em termos financeiros e ambientais.
Para entender quantas vezes a máquina de lavar enche de água, é preciso considerar a sua capacidade de lavagem. Independente da marca do eletrodoméstico, sabemos que máquinas de lavar roupa com:
  • Capacidade de até 10 kg utiliza cerca de 82 litros a 135 litros de água por ciclo;
  • Capacidade de 11 kg e 12 kg precisa de 82 litros a 168 litros em cada período de lavagem;
  • Capacidade de 13 kg a 17 kg consomem a média de 98 litros a 197 litros de água por ciclo.

Porque a máquina de lavar enche até transbordar?

Os motivos para que a sua máquina de lavar roupas não atenda ao nível de água programado podem ser vários. Para identificar corretamente a causa, você precisa compreender as funções das peças envolvidas no bom funcionamento do eletrodoméstico.
Confira:

Pressostato

Conjunto de peças que atuam no controle do nível de água presente dentro da máquina de lavar roupa. Quando a mangueira se solta do pressostato, a placa ou o timer do eletrodoméstico não recebe mais a sinalização de que a quantidade ideal de água foi atingida, mantendo as válvulas ligadas, ocasionando transbordamento da água e não prosseguindo para as próximas etapas de lavagem.
Nos modelos mais recentes desse tipo de eletrodoméstico, a função do pressostato é substituída por outras peças como a boia eletrônica e o sensor de nível.

Válvula de entrada de água

Essa peça se comporta como uma torneira elétrica, sendo energizada para liberar ou travar a passagem de água para dentro da máquina de lavar roupa. Quando a válvula de entrada de água está com algum desgaste, fiapos de roupa ou resto de sabão, a máquina de lavar enche até transbordar ao mesmo tempo que entra na fase de agitação, pois mesmo sem energia, devido ao desgaste há passagem de água pela válvula.

O que fazer quando a máquina de lavar não obedece o nível de água programado?

O blog da MGParts trouxe opções fáceis e práticas que você deve utilizar quando a sua máquina de lavar enche de água até transbordar. Preste atenção, dependendo do tipo de ligação hidráulica que fornece água para o seu eletrodoméstico, é possível realizar uma das três ações descritas abaixo para impedir o alagamento do cômodo em que a máquina de lavar está:
  • Fechar a torneira na qual a mangueira de entrada de água está conectada;
  • Fechar o registro de água da área de serviço ou da casa, caso não tenha uma torneira dedicada somente à captação de água para a lavadora de roupas;
  • Dobrar a mangueira de entrada de água e amarrar o local a fim de cortar o fluxo.

É recomendado ajudar a encher a máquina de lavar com balde?

Depende! Não há problemas em encher a máquina de lavar utilizando o balde, contudo é preciso ter certeza do nível de água recomendado para o modo de lavagem escolhido no seletor da lavadora de roupas.
Caso contrário, o excesso de água pode prejudicar o funcionamento da máquina de lavar de modo geral. Como consequência, haverá desperdício de água, a máquina de lavar roupa vibrará além do normal e os componentes de lavagem e centrifugação vão se desgastar de forma acelerada devido ao uso incorreto.

Máquina de lavar que não para de encher é caso de assistência técnica?

A ajuda de um técnico autorizado é imprescindível para solucionar os problemas que a máquina de lavar roupas apresenta, inclusive o defeito em reconhecer o nível de água planejado para cada etapa da lavagem. Tão importante quanto manter a limpeza da lavadora em dia, contratar um assistente técnico é um investimento.
Ao ter experiência em analisar o comportamento do eletrodoméstico, o especialista indicará a melhor abordagem para consertar de vez o problema e evitar que a máquina de lavar roupa volte a apresentar mais defeitos!
Apesar de citarmos apenas o pressostato e a válvula de entrada de água como causas comuns, há também a possibilidade da câmara de AR estar suja ou a placa eletrônica estar defeituosa e também acarretarem a elevação na quantidade de água dentro da máquina.
Seja qual for o motivo, o profissional contratado terá as ferramentas corretas para consertar e/ou trocar as peças necessárias.
Após essa aula completa sobre a sua máquina de lavar que não para de encher, vale a pena conhecer o site da MGParts e aproveitar o catálogo incrível de peças que são ideais para a manutenção da sua lavadora de roupa! Além disso, aproveite os conteúdos atualizados do nosso blog e aprenda métodos eficientes para economizar energia com o seu eletrodoméstico!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário