A máquina de lavar não centrifuga? Saiba o que pode ser!

A centrifugação é a última coisa que a máquina de lavar faz, a roupa sai quase seca e facilita muito a vida de quem mora em um lugar com poucos varais ou tem uma rotina apertada. A praticidade de não precisar torcer também é outro motivo para se ter uma máquina de lavar com essa função.

Mas quando a máquina de lavar não centrifuga ou deixa a desejar nessa etapa, é preciso observar alguns detalhes e talvez até chamar um técnico para analisar a situação. Continue a leitura e entenda porque sua máquina de lavar não está centrifugando!

Lavadora não centrifuga: problema elétrico ou mecânico?

Se a sua lavadora não está centrifugando a roupa como deveria, é bem provável que ela ela esteja com problemas na parte mecânica, mas as falhas elétricas também devem ser consideradas. Quer entender e encontrar a orientações para resolver o seu problema? Veja na sequência!

Falha na transmissão

A transmissão da máquina de lavar é uma peça importantíssima na centrifugação, ela auxilia diretamente o cesto em que a roupa fica durante a agitação que retira a água. Por isso, é preciso fazer algumas observações simples para identificar a falha na transmissão.

Uma dessas observações é a presença de ruídos e a falta de movimento, o que indica problemas no câmbio. Já na parte elétrica o atuador de freios e o capacitor também pode apresentar defeito, o que gera o mau funcionamento da transmissão. Se esses problemas forem identificados será preciso trocar o componente defeituoso, ou simples ajuste na rede elétrica, como um fio que se rompeu ou mesmo a placa eletrônica.

Problemas na eletrobomba

A eletrobomba é responsável por retirar toda a água do compartimento interno, operação indispensável na hora da centrifugação, e que quando não ocorre, a lavadora não centrifuga por motivos de segurança.

Se a sua máquina de lavar não joga a água para fora, pode ser necessário trocar a eletrobomba, quando a mesma se danifica, ou simples limpeza, uma vez que comum, objetos esquecidos dentro dos bolsos chegarem até eletrobomba, obstruindo a mesma. Se assim for, basta realizar uma limpeza, lembrando que esse procedimento deve ser feito por um técnico especializado.

Contate um profissional da área em que você confie, ele não só vai resolver a raiz do problema, como também irá garantir a melhor instalação da nova peça. Uma instalação defeituosa pode comprometer a peça e ainda manter o problema.

Confira os problemas na parte elétrica:

Defeito no painel

Se a sua máquina de lavar não centrifuga ou nem mesmo começa o processo de lavagem, talvez o problema seja no painel de botões. Esse é um defeito incomum, mas que também pode acontecer. É um defeito bem fácil de ser detectado, dificuldades na hora de selecionar as funções da lavagem estão relacionadas ao defeito elétrico no painel. A solução é um pouco mais complicada e pode ser preciso trocar o painel.

Outros defeitos elétricos

Outras falhas elétricas incluem fios rompidos na parte interna e até mesmo energia insuficiente na residência. No primeiro caso apenas um técnico poderá descobrir o problema.

Algumas máquinas de lavar mais atuais também podem exigir uma permissão na hora de centrifugar, isso acontece porque elas possuem uma função que reaproveita a água. Esse não é bem um defeito elétrico, mas uma situação em que a máquina espera suas ordens para agir.

Verifique o posicionamento da mangueira

A mangueira por onde a água sai precisa estar posicionada em um local em que a água não possa voltar, o que ocorre quando a saída de água é interrompida ou dificultada. Isso acaba diminuindo a eficiência do processo de centrifugação.

Nunca deixe a mangueira reta, ela precisa estar posicionada corretamente para garantir a saída da água. Mantenha o final da mangueira sempre mais baixo. Esse é um detalhe pouco observado que impacta negativamente na centrifugação, veja outros motivos simples:

  • Tampa um pouco aberta;
  • Quantidade de roupa acima do limite;
  • Função centrifugar não selecionada.

Cuidados com a máquina de lavar

Para manter a máquina de lavar funcionando corretamente é preciso observar suas especificações no manual de instruções e respeitar os limites do aparelho. Se sua lavadora apresenta sons fora do normal ou está dando choques, chame um técnico rapidamente.

Não espere sua máquina parar de funcionar para fazer uma revisão, a manutenção preventiva é a melhor escolha pois evita futuras dores de cabeça e aumenta a vida útil do equipamento.

Caso sua máquina esteja com defeito e seja necessário trocar alguma parte, prefira sempre peças originais. Uma peça similar pode até ser mais barata, mas não tem a mesma qualidade e acaba gerando gastos no futuro. Veja algumas das vantagens que as peças originais oferecem:

  • É compativel com diversos modelos da marca;
  • São cuidadosamente testadas por órgãos competentes;
  • Possuem garantia;
  • Contribuem para o melhor desempenho.

Esperamos que essas informações tenham te ajudado a resolver o problema com a centrifugação. Continue acompanhando o blog da MGParts para receber outras dicas que irão proporcionar um uso mais seguro e eficiente dos seus eletrodomésticos!

Sua máquina de lavar até liga, mas não começa a trabalhar? Acesse nosso post com 5 motivos que fazem a lavadora não funcionar e resolva de vez esse problema!

Avalie post

Deixe um comentário