4 métodos para economizar energia com a sua máquina de lavar roupas

Consumo de energia é assunto importante quando se trata da aquisição de eletrodomésticos. A máquina de lavar  e o ar condicionado são um dos aparelhos que mais consomem.

Por isso, buscar métodos para economizar energia com a sua máquina de lavar roupas é essencial.

Continue acompanhando este post e saiba como diminuir os gastos!

Conheça 4 métodos para economizar energia e água com a sua máquina de lavar roupas

As máquinas de lavar foram inventadas para facilitar a nossa vida, é quase impossível não ter uma em casa. No entanto, essa praticidade também acompanha gastos.

Você sabia que uma máquina de lavar roupas pode representar cerca de 10% do consumo total de energia de uma residência? Em vista disso, é fundamental entender seu funcionamento e como otimizar seu uso, obtendo o máximo de desempenho com o menor gasto possível.

Dá uma olhada nas nossas dicas!

1. Deixe acumular mais roupas

deixe acumular roupas

Deixar acumular roupas para fazer uma lavagem só é o mais óbvio, porém, nem todas as pessoas o fazem. É uma maneira de economia de energia e de água.

No entanto, é necessário respeitar o limite de peso que a sua máquina suporta para não danificá-la. Ainda assim, vale a pena juntar um tanto de peças, mesmo que sejam lavadas as coloridas separadas das brancas.

2. Use sabão em pó de qualidade e na medida certa

quantidade de sabão correta

Usar a quantidade de sabão correta para o volume de roupas também faz diferença. Na verdade, isso diminui as chances de precisar lavá-la duas vezes.

Quando usamos pouco sabão ou um sabão de baixa qualidade, as peças podem acabar não ficando limpas por completo, sendo necessário realizar uma segunda lavagem.

O mesmo é válido para quem tem mania de colocar muito sabão. Pensa com a gente, isso fará com que você tenha que enxaguar várias vezes, gastando mais água e energia.

É importante ressaltar que nas lavadoras de abertura superior, em seu nível alto, o consumo é  de 60 a 80 litros de água a cada ciclo de enxague.

3. Use o modo econômico da sua máquina

modo econômico

Outra forma de reduzir gastos é utilizar o modo econômico da máquina, a lavagem rápida ou lavagem curta, dependendo do aparelho.

Esse modo, geralmente, enche a máquina uma vez para lavar e mais uma para enxaguar e não leva muito tempo. Porém, é indicado para roupas com sujeiras fáceis de sair.

Peças de crianças normalmente não ficam 100% limpas com essa opção de lavagem.

4. Dê manutenção na sua máquina de lavar

manutenção

Mais um ponto importante para evitar gastos exagerados, é dar a manutenção correta para o seu eletrodoméstico. Isso porque quando a máquina está com alguma peça desgastada ou funcionando diferente de como deveria, ela tende a consumir mais energia e a aumentar a quantidade de água.

Caso o aparelho esteja fazendo um barulho estranho ou forçando muito o motor, é bom ficar atento. A bomba d’água ou eletrobomba drenagem é uma das peças fundamentais que necessita estar operando adequadamente para realizar a drenagem correta e, em algumas versões, fazer  também a recirculação da água dentro da lavadora.

Além dessa, há outras peças que merecem atenção para o bom funcionamento de uma máquina de lavar, como o mecanismo, rolamentos, retentores e as válvulas de entrada de água.

Para algumas versões mais modernas, um item que pode fazer a máquina parar é a placa eletrônica ou placa de potência. Mas, ao contrário do que muitos pensam, dá para substituí-la. O que importa é fazer a manutenção exata para que ela não consuma mais energia do que o necessário.

E aí, gostou dos nossos métodos para economizar energia? E para realizar a manutenção, compre peças originais para a sua máquina de lavar na MG Parts!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x